IFSul Sapiranga - Feciti 2015

IFSul Sapiranga - Feciti 2015

Em 6 e 7 de outubro de 2015, ocorreu, nas dependências do câmpus Sapiranga, a I FECITI, com a participação de 60 trabalhos de pesquisas oriundos das redes de ensino municipal, estadual e particular de Sapiranga, além dos câmpus integrantes do IFSUL. A feira contou com a visitação das escolas das redes de ensino da região, recebendo em torno de 1.000 visitantes no período.

O sucesso da I FECITI, o qual foi referendado pelos participantes, torna esse evento uma forma significativa de integração escola - comunidade e de divulgação das pesquisas e de seus re-sultados, possibilitando a socialização do conhecimento.

A realização da I FECITI permitiu-nos identificar a existência de demanda regional para eventos deste cunho. Ainda durante o período de divulgação, as escolas das diferentes redes de ensino de Sapiranga já indicavam, via e-mail ou telefone, o interesse em participar com mais de um trabalho. O mesmo foi observado quanto às redes de ensino das cidades no entorno.

Tal afirmação é ratificada pelos depoimentos a seguir:

Participar da FECITI foi um grande privilégio para mim. Os trabalhos que avaliei estavam todos muito bons, foi difícil escolher o melhor. Além da qualidade técnica da maioria dos alunos, eles apresentaram seus trabalhos com desenvoltura e entusiasmo, demonstrando domínio do assunto que explanavam. Outra coisa que percebi nos trabalhos foi a preocupação dos estudantes em resolver algum problema real da sociedade, trazendo em seu experimento benefícios à população. Por fim, não posso deixar de comentar que meu sentimento, ao sair da feira, foi o de que existe SIM uma nova geração criativa e capaz de trazer soluções para muitos dos nossos problemas.
Angela Selau Marques
Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Participar da FECITI foi uma experiência muito positiva na minha vida, além de eu poder divulgar meu trabalho, consegui trocar experiências e ideias com outros alunos o que agregou muito a meu trabalho. A feira estava fantástica, deu espaço a todas as áreas de pesquisa e teve trabalhos excelentes, criativos e inovadores.
Luize Venter
Aluna do 3º ano do Curso Técnico em Eletromecânica

Clique nas fotos para ampliar

Trabalhos Premiados: I Feciti 2015


Categoria Ensino Fundamental - Anos/Séries Finais
1° lugar: Causas da Gravidez na Adolescência - Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo
2° lugar: Benefícios do Chiclete - Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio
3° lugar: Minhocário da Escola - Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula
Destaque: Câncer de Mama - Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula

Categoria Ensino Médio:
1º lugar: Pedalar: um bem à saúde e ao meio ambiente - Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus
2º lugar: Política: quando o jovem entra em cena - Instituto Estadual Mathilde Zatar
3º lugar: Reaproveitamento de água no Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio
Destaque: Museu conhecer, construir e aprender - Instituto Estadual Mathilde Zatar

Categoria Educação Profissional:
1º lugar: A Influência de uma Alimentação Saudável - Instituto Estadual de Educação Sapiranga
2º lugar: De Volta pra Casa - Site Prev/Divul. - Perfil de Desaparecidos – IFSul - Câmpus Charqueadas
2º lugar: Cacin - Controle de Acesso Consciente à Internet – IFSul – Câmpus Sapiranga
3º lugar: Liberdade e justiça para os escravos africanos: um estudo sobre os discursos antiescravistas de autores ibéricos dos séculos XVI-XVII – IFSul- Câmpus Sapiranga
Destaque: EletroBike- IFSul – Câmpus Sapiranga

Trabalhos classificados para feiras em 2016:
MOSTRATEC: Liberdade e justiça para os escravos africanos: Estudo sobre discursos antiescravistas autores ibéricos dos séculos XVI-XVII
MOVACI: Desenvolvimento de sistema de impressão de placas de circuito impresso utilizando uma impressora jato de tinta convencional
MOCITEC: EletroBike