IFSul Sapiranga - Feciti 2015

II FECITI - 2016


O Evento

Nos dias 4 e 5 do outubro do corrente ano foi realizada a II FECITI. Nesta edição a FECITI teve como novidades a construção por parte de alunos do câmpus Sapiranga de um site próprio que permitiu acesso dos participantes ao regulamento, ao cronograma e as inscrições da feira. Além disso, permitiu a disponibilização digital dos resumos do projetos apresentados e dos certificados de participação.

A II FECITI contou com a participação de 62 trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas redes de ensino de Sapiranga, dos câmpus do IFSUL de Venâncio Aires, Camaquã, Sapucaia do Sul e Charqueadas e do câmpus Canoas do IFRS. Participaram da feira 146 alunos expositores, 62 professores-orientadores, 29 coorientadores e mais de 1000 visitantes.

Foram premiados com 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria, além disso houve premiação para projeto Destaque e o rankiamento dos projetos que participarão das feiras das quais a FECITI é afiliada, a saber: Mostratec, Movaci, Mocitec.

Ainda na segunda edição o espaço físico nos impediu de ampliar o número de trabalhos expositores. Entretanto, as parcerias estabelecidas com as instituições de ensino de outros municípios e câmpus do IFSUL, permite-nos afirmar que é urgente a realização de um evento de maior porte na 3ª edição da FECITI.

Organizar junto com a comissão a II FECITI é uma experiência desafiadora e gratificante. O desafio se dá por conta da preparação de toda a estrutura para receber tantos trabalhos e pesquisadores. Já a gratificação, sentimos quando a cada edição percebemos o aumento da dedicação, do entusiasmo e do comprometimento dos alunos para com seus projetos de pesquisa. Observá-los fazendo ciência de modo divertido, apaixonado porém sério, nos dá a certeza que estamos no caminho certo na efetivação da pesquisa como instrumento pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem.

Profª Rita Costa
Coordenadora da Comissão de Organização da II FECITI


Premiações

Categoria: Ensino Fundamental Anos Finais

  • 1º Lugar - Toldo Ecológico - E.M.E.F. 28 de Fevereiro
  • 2º Lugar - Tempo consciente na rede - E.M.E.F. Maria Ruth Raymundo
  • 3º Lugar - Reciclando Isopor - E.M.E.F. 1º de Maio
  • Destaque - Toldo Ecológico - E.M.E.F. 28 de Fevereiro

Categoria: Ensino Médio

  • 1º Lugar - S.A.C.A.: Sistema Autônomo Contra o Aedes - IFSul Charqueadas
  • 2º Lugar - Os pecuaristas brasileiros no norte uruguaio e sua articulação política na Corte do Império (meados do século XIX) - IFSul Sapiranga
  • 3º Lugar - ETGO - Um projeto para pagamento e identificação no transporte coletivo - IFSul Sapucaia do Sul
  • Destaque - Robô Detector de Minas Terrestres - IFSul Campus Sapiranga

Categoria: Educação Profissional

  • 1º Lugar - Desenvolvimento de Alzh-Aid: App de Rotinas para Pacientes com a Doença de Alzheimer - IFSul Charqueadas
  • 2º Lugar - Medidor de Consumo Não Invasivo com Arduíno - MCNIA - IFSul Sapiranga
  • 3º Lugar - Mr. Track - O Robô Explorador - IFSul Camaquã
  • Destaque - Medidor de Consumo Não Invasivo com Arduíno - MCNIA - IFSul Campus Sapiranga


Galeria