Regulamento Geral da IV FECITI 2018

FEIRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO IFSUL - CÂMPUS SAPIRANGA

Download Regulamento         
Download Ficha de Avaliação

1. Definição e finalidade

1.1 A FECITI é uma feira de ciências, tecnologia e inovação que tem por objetivo a apresentação, avaliação e premiação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas dos níveis de Ensino Fundamental Anos Finais), Médio e da Educação Profissional de Nível Técnico.

2. Da participação no evento

2.1 A IV FECITI acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro de 2018 nas dependências do Câmpus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSUL, situado na Avenida Carlos Gilberto Weis, 155. Bairro Quatro Colônias. Sapiranga/RS.

2.2 A inscrição é aberta aos estudantes das instituições de Ensino Fundamental (anos finais), Médio e Técnico de Nível Médio das redes públicas e privada do município de Sapiranga e dos demais câmpus do IFSUL.

2.3 Para inscrição de um projeto é necessário:

    2.3.1 Orientador vinculado a uma instituição de ensino. O orientador é a pessoa que deve acompanhar o aluno em todas as etapas do projeto.

    2.3.2 Alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), Médio ou Técnico de Nível Médio que estejam envolvidos em atividade de pesquisa sob orientação.

    2.3.3 Os projetos deverão ter, no máximo, 3 alunos pesquisadores.

    2.3.4 O projeto ainda pode ter um coorientador, ou seja, pessoa que auxilia o aluno na pesquisa.

2.4 Orientadores, coorientadores e alunos podem inscrever e/ou participar de mais de um projeto de pesquisa, desde que um membro do grupo esteja presente no estande durante todo o período da IV FECITI.

2.5 Cada instituição ou rede de ensino poderá inscrever um número limitado de projetos. As vagas destinadas à instituição ou à rede de ensino serão informadas pela comissão organizadora da IV FECITI.

2.6 Os Projetos poderão ser inscritos nas seguintes categorias:

Ensino Fundamental Anos Finais

Ensino Médio

Educação Profissional de Nível Técnico

3. Inscrições de projetos

3.1 O regulamento geral da IV FECITI estará disponível, no endereço http://feciti.ifsul.edu.br.

3.2 As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente através do site do evento.

    3.2.1 As inscrições ocorrerão conforme cronograma publicado no site.

3.3 Na inscrição, o participante deverá preencher corretamente todos os dados solicitados.

3.4 A responsabilidade pelas informações fornecidas, no ato da inscrição, é dos autores do projeto; as mesmas serão utilizadas na confecção de credenciais, certificados e anais de registros do evento.

4. Divulgação dos projetos homologados:

4.1 A lista dos projetos homologados será disponibilizada pela comissão de organização da IV FECITI no site da feira.

4.2 Todos os projetos homologados concorrerão à premiação oficial da IV FECITI.

5. Apresentação dos projetos homologados na IV FECITI:

5.1 Cada projeto homologado ocupará um estande com espaço mínimo de 1,4m de largura com 2m de profundidade. Haverá uma bancada para o apoio de computadores ou outros equipamentos, um porta banner e 2 cadeiras.

5.2 Caso haja necessidade de ponto de energia elétrica, este deve ser solicitado no momento da inscrição (pontos de energia de acordo com a norma vigente, se houver necessidadades de adaptadores, é de responsabilidade de quem inscreve o projeto trazê-los.

5.3 Não será permitido colar material nas paredes.

5.4 Os projetos deverão ser apresentados na forma de pôster (lona ou papel) com as seguintes medidas: no mínimo, 60 cm (largura) X 90 cm (altura) e, no máximo, 90 cm (largura) x 100 cm (altura).

    5.4.1 Os Projetos inscritos na ca Categoria Ensino Fundamental Anos Finais poderão utilizar display (Painel Explicativo, conforme regulamento da FEMINT)na apresentação, em substituição ao pôster.

5.5 O estande deverá conter, no mínimo: pôster (ou display na Categoria Ensino Fundamental Anos Finais), caderno de campo e relatório técnico do projeto.

    5.5.1 Uma cópia impressa do relatório técnico do projeto deverá ser entregue no momento do credenciamento.

5.6 Se houver protótipo, produto, software, etc., que seja resultante do desenvolvimento do projeto de pesquisa, também deverá ser exposto no estande.

5.7 Nos momentos de avaliação, pelo menos um dos membros do projeto deve estar presente no estande, sendo penalizado em termos de pontuação se não o fizerem. Além disso, durante as apresentações dos projetos será obrigatória a permanência de, pelo menos, um aluno no estande em tempo integral, sob pena de desclassificação, pois o projeto poderá ser avaliado em qualquer momento da feira.

5.8 Os projetos e demais objetos que permanecerem no estande são de responsabilidade do aluno expositor e de seu orientador e/ou coorientador.

5.9 Os projetos deverão respeitar as regras de exposição apresentadas em anexo a este regulamento. Os integrantes do projeto deverão, na inscrição, identificar se é necessário o uso de itens previstos nos itens aceitáveis com restrição. Os projetos nesta situação serão notificados e receberão orientações para exposição. Se as orientações não forem respeitadas, o projeto não poderá ser exposto.

6. Avaliação dos projetos:

6.1 Os projetos poderão ser avaliados em qualquer momento da feira.

6.2 Serão avaliados o estande, o pôster (ou display na Categoria Ensino Fundamental Ano Finais), o caderno de campo, o relatório técnico e a apresentação oral do projeto.

    6.2.1 A apresentação oral do projeto deverá ter, no mínimo, cinco (5) minutos.

6.3 Os projetos serão avaliados por uma Comissão Avaliadora.

   6.3.1 Os integrantes da Comissão Avaliadora poderão comparecer ao estande individualmente ou em grupos.

    6.3.2 Os orientadores e cooerientadores não poderão avaliar projetos inscritos na mesma categoria que orientam ou coorientam trabalhos.

6.4 Ficha que será utilizada para avaliação dos projetos durante a IV Feciti

6.5 Em caso de empate, considerando a ordem a seguir, os critérios de desempate serão:

1º) Maior nota na avaliação geral;

2º) Maior nota no item 20 da ficha avaliativa;

3º) Maior nota na apresentação oral

4º) Maior nota no item 5 da ficha avaliativa;

5º) Maior pontuação na votação de projeto destaque;

6º) Sorteio.

7. Premiação Oficial da IV FECITI:

7.1 As premiações acontecerão em todas as categorias da feira.

    7.1.1 Com medalhas: os alunos classificados do primeiro ao terceiro lugar na categoris do Ensino Fundamental Anos Finais.

    7.1.2 Com medalhas: os alunos classificados do primeiro ao terceiro lugar na categoria do Ensino Médio.

    7.1.3 Com medalhas: os alunos classificados do primeiro ao terceiro lugar na categoria do Educação Profissional de Nível Médio.

7.2 Poderão ser concedidos certificados de destaque, um em cada categoria, aos projetos expostos.

7.3 Outras premiações e vagas para feiras das quais a FECITI é convidada serão destinadas aos alunos do IFSUL - Câmpus Sapiranga.

8. Certificação:

8.1 A emissão de certificados será feita com base nas informações da ficha de inscrição (nome do orientador, alunos, coorientador - quando houver - e título do projeto).

8.2 Os nomes dos participantes devem estar COMPLETOS na ficha de inscrição. Não será possível a alteração dos dados dos participantes em caso de erro.

8.3 Os certificados serão gerados pela Comissão Organizadora da IV FECITI.

9. Programação

Data HorárioAtividade
02/109h às 12hCredenciamento e montagem dos trabalhos
02/1012h às 13:30Intervalo
02/1013:30h às 20hAbertura Oficial
Exposição e Visitação
Avaliação dos Projetos
03/109h às 12hExposição e Visitação
Avaliação dos Projetos
03/1012h às 13hIntervalo
03/1013h às 16hExposição e Visitação
Avaliação dos Projetos
03/1016h às 17hCerimônia de Premiação
Encerramento

10. Os casos omissos a este regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento.

Sapiranga, 26 julho de 2018

Comissão Organizadora de IV FECITI




Regras de Exposição

Os trabalhos expostos na IV FECITI devem respeitar as regras de exposição.

A comissão organizadora fará o acompanhamento dos projetos a fim de assegurar o cumprimento das regras e a segurança do público expositor e visitante. As regras seguem o RSI – 2005 (Regulamento Sanitário Internacional 2005 – ANVISA).

É de responsabilidade do estudante e de seu orientador a organização do estande e a exposição do projeto de modo a não prejudicar, por avanço de espaço ou por ruídos, os projetos expostos ao seu redor.

O projeto deve identificar na inscrição se faz uso de itens previstos em itens aceitáveis com restrição. Os projetos nessa situação serão notificados e receberão orientações para exposição. Se as orientações não forem respeitadas, o projeto não poderá ser exposto.


Itens aceitáveis com restrições:
  1. endereços postais, de Internet, de e-mail, número de telefone e/ou fax somente dos alunos;
  2. prêmios, medalhas, cartões de apresentação, bandeiras, propaganda e/ou agradecimentos estão sujeitos à avaliação;
  3. fotografias ou apresentações visuais são permitidas se:
  4. * elas não forem consideradas ofensivas ou inapropriadas pela comissão organizadora;
    * legendas com créditos (“Fotografia tirada por...”, “Figura retirada de...”) da fotografia/imagem estiverem presentes. Se todas as fotografias presentes forem de crédito do aluno ou da mesma fonte, uma legenda/crédito visível é suficiente;
    * procederem de revistas, jornais, Internet, entre outras fontes, e houver legendas/créditos junto a elas. Se todas as fotografias/imagens forem da mesma fonte, uma legenda/crédito visível é suficiente;
    * constituírem-se de fotografias/imagens do aluno;
    * consistirem em fotografias de pessoas cujos consentimentos assinados estão anexados ao relatório, bem como devidamente expostos no estande.
  5. Qualquer aparato com correias, polias, correntes, partes móveis, pontiagudas ou com tensão com proteção e sem ruído;
  6. laser classe II se:
  7. * a energia emitida for menor que 1 mW e se o laser for operado somente pelo aluno pesquisador;
    * operados somente durante a inspeção da comissão organizadora e durante a avaliação;
    * isolados em proteção contra acesso visual ou físico ao raio;
    * desconectados quando não-operantes;
  8. laser classe III e IV somente para exibição e não utilizados;
  9. amostras de água – desde que não contaminada - como parte de um equipamento e/ou em um recipiente fechado;
  10. organismos vivos, incluindo plantas;
  11. amostras de solo, areia, terra, rochas ou material reciclado;
  12. chamas.

Itens proibidos para exposição no estande:

  1. espécimes dissecados ou partes;
  2. animais vertebrados ou invertebrados preservados;
  3. partes ou fluidos corporais (sangue, urina...) de seres humanos ou animais;
  4. todos os aparelhos ou substâncias perigosas, por exemplo: veneno, drogas, armas, arma de fogo, munição ou produtos químicos que possam gerar riscos;
  5. gelo seco ou qualquer outro sólido sublimado (sólidos que se transformam em gás sem passar pelo estado líquido);
  6. materiais perfuro-cortantes;
  7. materiais altamente inflamáveis (ex: gás, álcool, gasolina e assemelhados);
  8. baterias com células expostas;
  9. fotografias ou qualquer outra apresentação visual em que sejam mostrados animais vertebrados sendo submetidos a técnicas cirúrgicas, dissecações, necropsia, ou outras técnicas laboratoriais;
  10. conexões de e-mail e/ou de Internet ao exibir o projeto;
  11. vidro ou objetos de vidro, a menos que sejam considerados pela comissão organizadora como uma parte integral e necessária do projeto. (Exceção: vidro que faça parte de um produto comercial, por exemplo, uma tela de computador.);
  12. qualquer aparato considerado como não-seguro pela comissão organizadora (por exemplo, tubos de vácuo grandes, aparelhos geradores de raios perigosos, tanques vazios que continham combustíveis líquidos ou gasosos, tanques pressurizados, e outros);
  13. amostras de lixo;
  14. alimento humano ou animal (proibidos exposição e distribuição para o público).
Sapiranga, 26 julho de 2018

Comissão Organizadora de IV FECITI